Por que a COP30 é também um chamado espiritual
Compartilhe:

Por que a COP30 e também um chamado espiritual
A COP30, que será realizada em novembro de 2025 em Belém-PA, traz a tona não apenas decisões técnicas sobre o clima, mas uma pergunta mais profunda: Que tipo de humanidade queremos ser?
As mudanças climáticas nos mostram, com força crescente, que o mundo esta interconectado. O que ocorre em uma floresta, num oceano ou numa cidade distante acaba, cedo ou tarde, nos alcançando.
Sustentabilidade começa na consciência
A Cabala ensina que tudo está interligado não apenas em nível físico, mas espiritual. Cada um de nós é uma célula de um corpo maior: a humanidade. E quando uma parte sofre, o todo sofre também.
A COP30 é uma chance de reconstruírmos a relação entre nós, a natureza e o planeta. E isso começa não apenas com metas de carbono, mas com ações baseadas na empatia, cooperação e responsabilidade mútua.
O Brasil no centro e cada cidadão também
Com a COP30 sendo sediada em Belém-PA, o Brasil ganha um papel central no debate climático. Mas esse protagonismo só será real se cada cidadão entender seu papel na transformação. A espiritualidade, nesse contexto, e o combustível da ação. Ela nos lembra que mudar o mundo
começa por mudar a si mesmo.
Escreva para nós: revista@iarvut.org.br
Você acredita que a Cabala pode contribuir para a sustentabilidade ambiental?