Home do site » Notícias » Novidades » Você Usará a Cabalá Como uma Poção de Morte ou um Elixir de Vida?
Você Usará a Cabalá Como uma Poção de Morte ou um Elixir de Vida?

Pergunta de um aluno: Você disse que os livros de Cabalá são como os livros de medicina. Qualquer dicionário médico ou bula de remédio listará os casos em que é proibido ou mesmo perigoso tomar um remédio. Existem contra-indicações similares nos livros de Cabalá?

Resposta do Dr. Michael Laitman: Certamente! A "Introdução ao Talmud Eser Sefirot" diz que a Torá (assim como a Cabalá) pode ser um “elixir da vida” ou uma “poção da morte”. É fato conhecido que todos os remédios são venenos, mas nem todos os venenos são remédios. Todos os remédios foram criados baseados em venenos; caso contrário, eles não teriam um efeito de cura.

Nós só podemos ser curados ou corrigidos com a ajuda de um veneno, transformando o veneno em remédio, ou tomando porções especiais de veneno para combater o mal que está dentro de nós. Este princípio vem desde a fundação da natureza, seguindo a regra: "O anjo da morte se transforma em anjo da vida". O mesmo princípio é usado na medicina.

É por isso que uma serpente enrolada em torno de um recipiente com remédio é o símbolo de cura usado na medicina. Isso não veio da imaginação de alguém, mas do princípio básico de toda a natureza.

A Cabalá diz a mesma coisa: você deve usar os livros como uma manual de instruções (bula), um remédio que trabalhará contra o seu egoísmo, porque a Luz que ele contém irá corrigí-lo e trazê-lo de volta à Fonte. No entanto, se você não aceitar o livro como um meio para lutar contra o seu ego, a fim de corrigir a si mesmo, então os estudos inflarão o seu orgulho, a sua auto-confiança, e a sua demanda por uma recompensa neste mundo e no mundo vindouro. Assim, o estudo se transformará numa "poção da morte". Você se tornará um egoísta ainda maior e exigirá um pagamento por parte do Criador.

O Baal HaSulam escreve nos itens 69-71 da "Introdução ao Livro do Zohar" que a fonte de todos os problemas do mundo se encontra somente no uso incorreto que as pessoas fazem da Torá e da Cabalá.

Nós só podemos ser curados ou corrigidos com a ajuda de um veneno, transformando o veneno em remédio, ou tomando porções especiais de veneno para combater o mal que está dentro de nós.

laitman congresso
laitman congresso