Home do site » Bnei Baruch Brasil » Rav Michael Laitman » Dr. Michael Laitman
Dr. Michael Laitman

O Dr. Laitman recebeu seu PhD em Filosofia e Cabalá do Instituto de Filosofia de Moscou, da Academia de Ciências da Russia, e seu Mestrado em “Cibernética na Medicina” da Faculdade de Cibernética em Medicina e Biologia, da Universidade Politécnica Estadual de São Petersburgo. Além de ser um cientista e pesquisador, o Dr. Laitman tem se dedicado à Cabalá nos últimos trinta anos. Publicou 30 livros sobre o assunto, além de inúmeras outras publicações sobre Cabalá e Ciência.

O Dr. Laitman foi discípulo e assistente pessoal do Rabino Baruch Ashlag, filho do Rabino Yehuda Ashlag, autor do renomado Sulam (escada), um comentário sobre o ZOHAR. O Dr. Laitman segue os passos do seu mentor, promovendo a disseminação da sabedoria Cabalística em todo o mundo. Os métodos científicos do Dr. Laitman fornecem as ferramentas adequadas e necessárias para que as pessoas de todas as crenças, religiões e culturas, sigam um caminho inspirado de auto-descoberta e elevação espiritual, concentrando-se especialmente nos processos internos que experimentam em seu próprio ritmo.

Em 1991, depois da partida de seu mentor, ele fundou o Instituto de Educação e Pesquisa da Cabalá – Bnei Baruch. O Bnei Baruch é uma organização sem fins lucrativos, que recebe pessoas de todas as idades e estilos de vida, para se dedicarem ao processo recompensador de se estudar Cabalá. A organização não cobra nenhuma taxa para as suas diversas atividades.


O Bnei Baruch produz transmissões diárias de TV (ao vivo), com aulas de Cabalá, e distribui programas para vários canais em todo o mundo. O Bnei Baruch também transmite diáriamente e ao vivo, pela Internet, aulas de Cabalá em vídeo e áudio, com tradução simultânea para diversos idiomas, como o Inglês, Russo e Espanhol.

A organização criou e mantém o maior e mais completo acervo de conhecimento sobre a Cabalá na Internet, recebendo mais de meio milhão de visitantes e mais de 2,5 milhôes de páginas lidas mensalmente, assim como uma Newsletter em cinco idiomas, com 28.000 assinantes. Estão disponíveis na Internet textos autênticos sobre Cabalá, em 22 idiomas, e um arquivo abrangente de vídeos, áudios e textos, tudo gratuitamente.

As extensas atividades científicas e educacionais do Dr. Laitman, fizeram-no merecedor do título de Professor em Ontologia e Teoria do Conhecimento, concedido pela “The Highest Interdisciplinary Academic Attestation Commission of the Russian Federation”. Além disso, o Dr. Laitman colaborou com proeminentes cientistas, conduzindo uma pesquisa única sobre a ciência moderna e a Cabala, e em 2005 escreveu um livro sobre este mesmo tópico, em co-autoria com o Prof Vadim Rozin da Universidade Estadual Lomonosov de Moscou, da Universidade Estadual de Moscou e da Universidade Estadual de Ciências Humanas, na Academia de Ciências da Russia.

Outros projetos estão em vários estágios de produção com cientistas renomados, como o Dr. Jeffrey Satinover — Psiquiatra e Físico Teórico das Universidades de Princeton e Nice.

O Dr. Laitman foi discípulo e assistente pessoal do Rabino Baruch Ashlag, filho do Rabino Yehuda Ashlag, autor do renomado Sulam (escada), um comentário sobre o ZOHAR. O Dr. Laitman segue os passos do seu mentor, promovendo a disseminação da sabedoria Cabalística em todo o mundo.

Dr. Michael Laitman
Dr. Michael Laitman